Comer insetos... Isso faz a maioria das pessoas torcerem a cara de nojo! Afinal, comer um parente da barata não pode ser agradável. Porém se olharmos por outro lado, comemos lagostas, caranguejos, ostras, camarão (que tem mais semelhanças com a barata domestica do que muitos outros insetos), e mais uma infinidade de animais que poderiam ser excêntricos aos olhos humanos, então comer formigas não é algo tão extraordinário assim.
O que são tanajuras ou içá:
Futura rainha da Atta. ou no popular Tanajura ou Içá.
|
Após o acasalamento os machos morrem e as fêmeas (Tanajuras) fecundadas vão em busca de um lugar adequado para criar seu próprio formigueiro. É entre esses voos que elas são capturadas por pássaros, insetos predadores e por humanos.
Quando a Tanajura pousa em um terreno propicio, arranca as próprias asas e segue caminhando até o melhor local da área, ficando ainda mais vulnerável aos predadores. Por isso menos 1% conseguem alcançar a idade adulta do formigueiro.
Quando a Tanajura pousa em um terreno propicio, arranca as próprias asas e segue caminhando até o melhor local da área, ficando ainda mais vulnerável aos predadores. Por isso menos 1% conseguem alcançar a idade adulta do formigueiro.
Inseto na culinária - Tanajura ou içá faz mal?
Comércio de Tanajuras numa festa popular em Caruaru-PE. Créditos da imagem: Paula Cavalcanti/G1. |
Aprendemos com os índios, ainda no inicio da colonização portuguesa no Brasil, como comer as Tanajuras. Eles assavam as formigas junto com amendoim, a conclusão era de um prato delicioso e muito nutritivo. De acordo com o biólogo Eraldo Medeiros Costa Neto da UEFS na Bahia, a proteína na Tanajura pode chegar a 44%, enquanto na carne de frango encontra-se em média 22% de proteína, ou seja, a Içá é um alimento altamente nutritivo e não faz mal a saúde, ao contrário do queijo podre italiano que falamos aqui, não há risco de contaminação em comer a formiga frita.
Há muitas maneiras de utilizar a Iça na cozinha, pode-se comer frita com manteiga e/ou acrescentar farinha de mandioca, também é um ótimo acompanhamento para flocos de milho cozido, o famoso cuscuz, também é um ótimo petisco para quem gosta de cerveja, e até há quem coma crua (não aconselhável, afinal não sabemos por ela andou e voou antes de chegar a você) e os que colocam numa garrafa com cachaça, porque dizem que adoça.
Quando frita, a Tanajura possui um gosto único, lembra de longe o camarão, e quando está no fogo exala um cheiro muito forte. Eu particularmente já comi várias vezes e acho muito deliciosa.
Onde comprar Tanajura/Içá?
Caso você tenha ficado curioso para experimentar a Içá ou se já comeu na infância e bateu a saudade, infelizmente encontra-lá para compra não é fácil. O mais comum é encontrar pessoas vendendo em redes sociais nas épocas em que elas "caem", e há também uns pouquíssimos restaurante de comida típica que servem pratos a base de Tanajura, fácil de encontrar se você mora no interior de Pernambuco ou da Paraíba.
Você também pode 'caçar' as Tanajuras quando elas saírem para o voo, no sudeste do país geralmente ocorre entre os meses de outubro à dezembro, e no norte/nordeste elas se reproduzem entre janeiro e março. Fique esperto nessas épocas do ano aos dias de sol que sucedem os dias chuvosos, é nesses dias que o ambiente fica propício ao voo de acasalamento.
Receita da Farofa de Tanajura/Içá:
Ingredientes:
- 01 xícara de Tanajura/Içá sem o ferrão e as patas.
- 1/2 xícara de farinha mandioca
- 1/2 xícara de cebola picada
- 01 dente de alho pisado
- 1/4 xícara de cebolinha
- 02 colheres de sopa de manteiga
- Sal à gosto
Modo de preparo:
Numa frigideira coloque a manteiga para derreter, depois acrescente a cebola e o alho já pisado, quando a cebola ficar transparente acrescente a tanajura, frite até que o "bumbum" fique com umas listras douradas (cuidado com as que fritarem demais porque chegam a estourar e pode salpicar manteiga quente). Deligue o fogo e misture a farinha e a cebolinha.
Fonte: Revista Globo Rural, Folha Online