Casu Marzu, um tradicional queijo italiano podre com vermes vivos!


Quando falamos em comida italiana, a imagem que nos vem a cabeça é de uma bela macarronada, uma deliciosa pizza ou até de um saboroso queijo pra acompanhar aquele vinho. E sendo mais específicos no assunto de queijos, nos lembramos dos tipos deliciosos como mozarela, parmesão e até do morfado gorgonzola.

Há também o queijo pecorino (de ovelha) italiano, que é outro tipo que faz sucesso na gastronomia e  serve como base para a produção de um queijo um tanto exótico, o Casu Marzu, que literalmente significa Queijo Podre no idioma local e é famoso pelo uso de larvas de mosca
em sua maturação ou, como alguns preferem chamar, decomposição.


Essa iguaria estranha é proveniente da Sardenha, uma ilha autônoma na Itália mediterrânea. Apesar de ser um alimento tradicional, o queijo só pode ser encontrado no mercado negro da ilha, pois sua venda e produção foram proibidas pelo governo europeu, que afirma haver inúmeros casos de intoxicação alimentar e outras doenças por causa do Casu Marzu.

Porém, os habitantes locais dizem que só é perigoso comer o queijo se as larvas estiverem mortas, pois, segundo eles, isso indica que o queijo está tóxico. O queijo Casu Marzu é uma cultura centenária de Sardenha, por isso, muitos nativos ainda estão recorrendo a aprovação da União Europeia para que ele volte a lista de alimentos legais. 

Mosca-do- queijo (Piophilidae)
O processo de fabricação do queijo podre é semelhante a de um pecorino italiano comum, exceto pelo fato do queijo ficar exposto no processo de maturação. Convidando assim, a mosca-do-queijo à depositar seus ovos.

Depois disso, as larvas nascem prontas para quebrar os lípidos dos queijos deixando-o extremamente macio com o líquido produzido por elas através da digestão, ou seja, excremento de larva é o principal ingrediente.

O Casu Marzu geralmente é consumido com pão sardo ou então simplesmente puro, sempre acompanhado de um vinho forte. Também é preciso cuidado para que as larvas não lhe acertem o rosto porque elas pulam até 15cm, semelhantes as pulgas, e também são bem resistentes ao suco gástrico podendo sobreviver em nosso estomago caso sejam engolidas vivas, trazendo assim complicações estomacais e gastrointestinais. Isso leva muitos a retirarem as larvas antes de consumir.


Os sardenhos afirmam que além de saboroso o queijo é afrodisíaco, sendo comum servi-lo em festas de casamentos. Alguns estrangeiros que provaram, descreveram o queijo podre como um gorgonzola extremamente maduro e bastante ácido com um gosto forte, que pode durar horas na boca. 

Nesse vídeo, você poder ver uma típica reunião de família na Sardenha, note que até crianças comem o queijo sem nenhuma preocupação:



E você, caro leitor, teria a coragem (ou seria a loucura?) de provar um Casu Marzu? Ao contrário da iguaria exótica brasileira que falamos aqui, esse queijo pessoalmente não me atrai nem um pouco!

Comentários

Postar um comentário