Nada melhor para contornar o caos dos engarrafamentos do que uma bicicleta, hoje em dia a "magrela" possui uma popularidade global, em qualquer lugar do mundo pedalar é sinônimo de saúde e qualidade de vida, além de ser um veiculo econômico e totalmente ecológico.
Listamos aqui 5 fatos interessantes sobre o ciclismo para lhe incentivar a levar uma vida mais saudável em cima de duas rodas. E caso já seja adepto do hábito de pedalar esses fatos irão lhe surpreender.
1. As estradas foram asfaltada, por causa das bicicletas.
Hoje em dia as estradas são praticamente exclusivas dos automóveis,
mas no fim do século XVIII quando as bicicletas começaram a se tornar populares, a pavimentação das estradas ocorreram para facilitar o ciclismo já que andar em terreno acidentado era muito mais difícil com os primeiros modelos de bicicleta. Mais tarde os automóveis tomariam conta das ruas, e com as vias projetadas para ciclistas, os engarrafamentos foram inevitáveis.
mas no fim do século XVIII quando as bicicletas começaram a se tornar populares, a pavimentação das estradas ocorreram para facilitar o ciclismo já que andar em terreno acidentado era muito mais difícil com os primeiros modelos de bicicleta. Mais tarde os automóveis tomariam conta das ruas, e com as vias projetadas para ciclistas, os engarrafamentos foram inevitáveis.
2. Manter-se a direita nas vias, mas nem sempre...
Foto que viralizou na internet focando na distancia segura quase nunca cumprida pelos motoristas. Crédito da imagem: Guilherme Formiga, Divulgação Detran/RS. |
O melhor lugar para se pedalar é em uma ciclovia ou ciclofaixa, mas na realidade é que o Brasil oferece pouca infraestruturada para o ciclismo. Sendo assim ao pedalar nas vias de transito livre é quase sempre aconselhável manter-se à direita, por ser uma faixa destinada aos automóveis mais lento, porém nem sempre a direita fornece as melhorem condições, quando a via é de mão única o lado esquerdo pode ser a melhor opção em algumas situações.
É importante manter-se a um terço de distancia do meio-fio, será o espaço suficiente para se desviar de algum obstáculo (galhos, pedras, buracos), e apesar da legislação brasileira ordenar os carros a manter-se 1,5 metros de distancia do ciclista, pouquíssimos são os motoristas que seguem esse código, logo se um desses passar muito perto, você poderá terá espaço para se desviar a direita sem se chocar na calçada.
3. Você não precisa estar 'em forma' para pedalar.
Na verdade você pode começar agora mesmo! Existe várias modalidades de ciclismo assim como vários tipos de bicicleta com finalidades diferentes para todos os tipos de gosto. Se você é um iniciante, comece com uns quarteirões diários, 2 ou 4 km, nada de esforço além do normal, se não houver ciclovia escolha sempre os horários e as rotas de menos fluxo no transito. Com o tempo você irá melhorar sua aptidão e resistência, e consequentemente terá uma saúde bem melhor.
4. A primeira bicicleta era praticamente toda feita de madeira.
Draisiana |
Patenteada em 1817, a Draisiana foi inventada pelo Barão Karl Drais, e o que pode ser considerada a primeira bicicleta. Feita quase toda em madeira, não tinha pedais e o movimento se dava por empurrões com os pés no chão (semelhante ao skate), fazendo com que em terrenos ingrimes fosse capaz de bater os recodes de velocidade da época. O veículo ainda contava com um sistema rudimentar de freios e um selim de altura ajustável.
5. Equipamentos de segurança não são obrigatórios, porém necessários.
Não existe código na lei de trânsito brasileira que obrigue o ciclista a usar equipamentos de segurança, porém tem que se manter o bom senso ao praticar ciclismo principalmente em vias de transito livre, um capacete é indispensável assim como luzes de sinalização mesmo durante o dia.
Outro fator de segurança importante é sempre estar protegido do sol, abuse do protetor solar, roupas com proteção UV também são uma opção, além disso mantenha-se hidratado tendo sempre uma garrafa de água em mãos quando for pedalar.