7 Músicas dos anos 90 que você nem lembrava mais



Os anos 90 foi uma década de transição na música, a era digital estava se iniciando e os computadores estavam começando a se popularizar porém pouquíssimos eram os que tinham acesso a internet. Foi uma época de foco na inovação musical, e no melhor sentido da palavra.

No Brasil  surgiram bandas que misturaram e criaram novos ritmos como por exemplo Chico Science & Nação Zumbi e O Rappa, o pop se redescobria com bandas como Jota Quest e Skank, os saudosos Mamonas Assassinas eram exemplo e personalidade musical de muitas bandas da época, e o pagode romântico e o forró estilizado dominava as rádios populares. 

E do 'baú músical' da época que tirei 7 hits que provavelmente você está esquecido, algumas dessas músicas você nem lembrava que gostava, e mesmo as que não nem hoje da pra gosta aindasão capazes de nos trazer nostalgia. Então peguei o espanador, tirei a poeira e trouxe do limbo esta lista de músicas dos anos 90 que  você certamente nem lembrava mais.


1. Futebol, Mulher e Rock n' roll - Dr. Sin


A única música em português dos paulistanos da banda de metal Dr. Sin, se tornou um dos grandes hits da banda principalmente no Brasil, sim porque a banda é de conhecimento internacional, mas a música não virou hit por acaso.

Futebol, Mulher e Rock n' roll teve uma boa campanha de marketing, o narrador e comentarista Sílvio Luiz participa da música e do videoclipe com seu jargões de futebol, sendo lançada às vésperas da Copa do Mundo de 1998 caiu como luva nas rádios e nas paradas da MTV. 

Infelizmente a banda encerrou as atividades em agosto de 2015 após 23 anos de carreira. Repentinamente me veio a lembrança da final da copa ao ouvir essa música, aquele amargo 3x0 da seleção francesa em cima dos brasileiros. 



2. Emaconhada - Akundun


Isso é reggae sim? É reggae não? Bem, não vou vou ficar discutindo se é reggae ou é baião. Assim começa Emaconhada do Akundum primeira música do disco Akundum/1996, a banda entra na categoria "bandas de um só hit", apesar terem lançado três álbuns nenhuma outra música chegou perto do sucesso de Emaconhada que concedeu o disco de ouro a banda. 

O hit ainda levou o Akundum a vários programas de TV e aos melhores horários das rádios.
É interessante como a letra só passa a fazer sentido quando escutamos depois de adultos, ainda bem que na época eu não entendia nada. 



3. Uma, Duas ou Três - Os Ostras


O hit  Uma, Duas ou Três emplacou os Os Ostras que veio da safra das bandas de temática humorística típicas dos anos 90, a música foi indicada a Escolha da Audiência no VMB de 1997, uma das categorias mais importantes da premiação, o videoclipe ainda ficou um bom tempo nas paradas da MTV.

A banda também teve uma curta existência lançando apenas dois discos sem nenhum outro hit com tanto destaque. Logo a banda caiu no ostracismo (ba, dum, tss!) e o Uma, Duas ou Três estava perdida na memoria... Até agora.



4. Papo de Jacaré - P.O. Box


Papo de Jacaré foi lançado no finalzinho da década, de autoria da banda P.O. Box. Essa foi daquelas músicas que tocou em casamento e velórios. Além de abusar das apresentações na televisão, a música também foi trilha sonora da novela Uga-Uga da Globo. 

Carlinhos, ex-líder da banda, declarou em uma entrevista em 2014 ao G1 que já chegou a ganhar 350 mil reais em um ano pelo hit! A banda acabou em 2002 mas recentemente Carlinhos lançou uma nova versão de Papo de Jacaré em seu canal no youtube.

Particularmente essa é uma das músicas que só vale ouvir pela nostalgia, a época em que ela atormentava meus ouvidos foi uma boa época.



5. Mandando Bronca - Pavilhão 9 feat. Max e Igor Cavalera


Mais que esquecido da música, provavelmente você tava esquecido ou até não sabia dessa grande parceria. Max Cavalera havia saído Sepultura recentemente e essa parceria com o Pavilhão 9 o fez trabalhar novamente com seu irmão e ex-parceiro de banda, o Igor Cavalera, dando esperanças aos fãs de um possível retorno do Max pra banda. 

Mandando Bronca foi lançada no álbum Cadeia Nacional de 1997, a música deu visibilidade internacional ao Pavilhão 9 por conta  da influencia dos irmãos Cavalera, no cenário nacional a banda conta com vários outros hits e recentemente retornou aos palcos com o lançamento do disco Antes, Durante, Depois.

Se você curtia um som mais alternativo na época deve se lembrar dessa música:




6. É Coisa de Maluco - Fincabaute


É coisa de maluco mas acontece de tanto escutar uma música a gente se esquece (Ok, esse foi o último trocadilho). O hit Coisa de Maluco do álbum Coisa de Maluco/1997 foi verdadeiramente um sucesso "fogo de palha". Essa música rendeu a banda Fincabaute um tempo certo no horário nobre dos programas de auditório líderes de audiência da época, não havia um domingo que eles não aparecessem na TV com fazendo playback. 

Enfim, a banda acabou pouco tempo depois de lançar o segundo disco, Pizzaria Brasil/2000, e retornou recentemente com o lançamento do álbum De Volta Para o Futuro/2017 com os hits PQP e o original Coisa de Maluco 2. É coisa de maluco... (e não é trocadilho.)





7. Cabrobó - Tianastacia


Cabrobó foi o primeiro hit da banda Tianastacia, a música foi responsável por um prêmio importante no Festvalda em 1995, o que consequentemente trouxe a visibilidade da mídia nacional. A música foi lançada oficialmente no álbum Acebolado/1996 e o hit logo ganhou as rádios e rendeu algumas apresentações em TVs.

Infelizmente pouco depois de um ano depois do lançamento do primeiro disco, a banda sofreu a perda do baterista e fundador Carlos Eduardo, e de lá pra cá a banda produziu vários álbuns porém sempre ficando nas bordas do underground. O Tianastacia ainda participou do SuperStar 2015 porém não venceu a edição.

E ai, camarão bom mesmo é nascido em Cabrobó? Desconfio que não é do crustáceo que eles estão falando...




E aí, lembrava de alguma? Ou melhor, consegue desenterrar algumas musicas do lugar mais profundo do solo fértil dos anos 90? Deixe sua opinião sobre, pois são muitos os hits perdidos por ai.